Alameda dos Oceanos

O Universo não é ideia minha. A minha ideia de Universo é que é ideia minha (Pessoa)

janeiro 31, 2005

Alá estava lá

Os arautos e fiéis de Bush exultam com a comparencia massiva dos xiitas, curdos e mesmo sunitas às eleições iraquianas. Não porque as suas convicções democráticas estejam ao rubro, mas porque têm uma oportunidade de zurzir nos "catastofristas" e "anti-americanos" que acusam a região de estar em estado de oclusão iminente graças ao amigo americano.

Na verdade o que apenas se passou até agora foi que o Iraque foi aos votos. Não foi pouco, mas não foi mais nada. Convém lembrar que houve uma "fatwa" xiita que considerava pecado não ir votar.

Aguardemos e nada de entusiasmos por alá aquela palha.

janeiro 28, 2005

Mega Freud


Numa sondagem efectuada na 4ª feira, vaticinava-se a vitória do Benfica por 10 a 9.

Santana Lopes processou imediatamente a Liga de Clubes e a FPF, por absoluta "manipulação de números".

Hoje retirou a queixa, afirmando que também os clubes, como ele, podem dever uns juros ao fisco, que só quem não anda nisto dos impostos é que não sabe !


janeiro 25, 2005

Filmes que não saem da nossa vida nem por nada

Barry Lyndon (Kubrick, 1975)



A imagem central deste filme é a luz natural. Todas as cenas nocturnas filmadas à luz de velas.

Vejo este filme regularmente há anos. Volto a ele porque é longo, barroco, mergulho naquele tempo violento e saio sempre um pouco mais comovido.

Filmes que não saem da nossa vida nem por nada.

janeiro 24, 2005

Le Pont Neuf - uma manhã de inverno




Camille Pissarro (1830-1903) pintou-o da janela do seu apartmento na Ile de la Cité em Paris

janeiro 23, 2005

Dou Consultoria aos Blogs Políticos



O Blogs no Sapo convidou estes jovens a fazer um blog:

Paulo Portas
Santana Lopes
Jerónimo de Sousa
José Sócrates

A tristeza destes blogs envergonha a comunidade. Vejam e digam-me se por acaso é da febre ou não são os blogs mais merdosos que andam na blogo portuguesa?



Couves de Bruxelas


Quando o principezinho apareceu com a suástica na manga, vozes de todo o lado se levantaram horrorizadas. O menino, fucking nazi, estava a brincar com a tropa. Foi um coro virginal pela Europa fora.

Cá também houve coro, mas inesperadamente João Pereira Coutinho (numa crónica a que com piada chama Allo Allo), o tal rapaz de direita da coluna do expresso que troca piropos com o Barnabé de Oliveira, saiu-se bem, e explicou o que o coro não viu nem quis ver: que na velha Britânica usar roupagem com símbolos nazis em festas e teatros é sinónimo de ultrage aos nazis e não o contrário!

Mas o politicamente correcto, qual murphy, ataca sempre e impiedosamente, e o pobre idiota do principezinho lá serviu para os alemães empurrarem a memória do nazismo um bocado lá mais para o fundo, sob a roupagem da proibição dos símbolos nazis!

JPC tem razão : Bruxelas é um sitio a cair burocraticamente de podre.


A tragédia de não gostar de ver televisão


... está no facto de se perderem algumas coisas boas. Graças a estes packs, nem tudo está perdido.

E assim, com a devida vénia à gripe miserável que teima em não partir (mysery loves company), desde 5ª feira que deixei de ser um dos que não viu esta série admirável. 18 episódios papados, and counting.

Em SIX FEET UNDER é a américa e a malta toda, mortos, feridos, gays, tristes, incestuosos, psicóticos e amantes. Falta alguma coisa ?

janeiro 21, 2005

confidenze troppo intime





Avete problemi di cuore o volete semplicemente avere un consiglio?

Luz do sol eternal da mente spotless



Sonhos geograficamente incultos


Aterrei no Chad, sem saber em que país estava. Tinha saído de Luanda, pareceu-me, pelo menos acho que vinha do Sul, e estava com uma camisa simples. Olhei em volta e perguntei onde estava, se havia táxis e hoteis. Meti-me num táxi enorme com um louco ao volante e num ápice estava nas montanhas.
Olhei para o mapa que alguem me mostrava e o Chad estava na costa africana, a sul do Niger.



Só mesmo uma mente febril e tremelicante sonharia com o Chad, imaginando-o na costa africana. Que gripe mais inculta.

janeiro 19, 2005

Le sourire




Je crois que ce fut le sourire,

le sourire, lui, qui ouvrit la porte.

C'était un sourire avec beaucoup de lumière

à l'ínterieur, il me plaisait

d'y entrer, de me dévêtir, de rester

nu à l'interieur de ce sourire.

Courir, naviguer, mourir dans ce sourire.

Eugénio de Andrade (82 anos hoje; para variar vai em francês)

Salut les copains




Para a mamã ler no médico, caso se volte aos anos 60 um dia.

janeiro 18, 2005

Airbus A380 : cabemos 555



Cabemos todos, a caminho do "rezorte", para esperarmos angustiadamente pelo regresso que não tardará em chegar. Oh tristeza, e se afunilássemos no triangulo das Bermudas ? Não haveria regresso ao escritório, ao cão que ladra em casa por tudo e por nada, à avó que nos trai culpabilizando-nos por abandonar uma criança num infantário, ao chefe que nos culpabiliza por chegarmos sempre atrasados e sairmos sempre adiantados, ao clube que nos trai, perdendo pontos na luta pelo campeonato, porquê, porquê, a mulher que nos trai na Zara, a amante que nos humilha no chá da Versailles, o livro que passeia pela cabeceira e nos acusa de traição por não lhe pegarmos há um mês.

Não vou embarcar neste monstro para a República Dominicana, ou para o rezorte do Pitanguaricemacuibirucaixi, mesmo que leve debaixo da axila o Tratado de Cavalgar Airbus a toda a Sela, como escreveu D. Duarte.

Blogueado

Bliga - uma briga entre blogs

Blogueado - um tipo sem inspiração nenhuma
que escreve coisas como esta no blog.

Bologo - bou escrever logo no blog

janeiro 17, 2005

La fiancée juive

O jornal Haaretz cita os telefonemas entre Abu Mazen e os leaders israelitas.
Noivado à vista; a zona do Médio Oriente está de esperanças



Rembrandt , La Fiancée juive(1606-1669)

La plus belle pour aller danser


Descobertas esta preciosidades num acaso:

Françoise Hardy e Sylvie Vartan, damas que completaram 60 anos. Mas não parece nada



janeiro 12, 2005

Postais de S.Tomé e Príncipe



Depois de as coisas acontecerem, é quase irresistível reflectir sobre o que seria a vida se se tem feito diferente. Se soubesse o que o destino lhe reservava nos próximos tempos, talvez (...) nunca tivesse apanhado o comboio naquela manhã (...)

(inicio de Equador de Miguel Sousa Tavares)

Le cose


Vorrei scrivere di qualcosa di bello, magari non di particolarmente profondo, ma almeno spiritoso ed insieme aggraziato giusto per far sorridere chi leggerà, ma non mi viene in mente niente di simpatico, nice, si dice così. Mi scorrono davanti agli occhi immagini strane e confuse, ricordi velati dal tempo, storie che qualcuno mi ha raccontato, un' accozzaglia di colori riveste un' accozzaglia di sensazioni: niente di gratificante.

Daniela Manzini Kuschnig



Willem HEDA - 1651

janeiro 11, 2005

Tiramisu da frente !




Ingredientes (4 pessoas)


200 gr. de palitos "La Reine"
250 gr. de queijo mascarpone
100 gr. açúcar
25 gr. cacau em pó
4 ovos
4 colheres (de café) de café
1 colher (de chá) de rum ou cognac

Preparação
Separe as gemas das claras e bata as últimas em castelo (com varinha, ou fica o braço a doer imenso!). Junte o mascarpone, misturando delicadamente. Acrescente as gemas, uma a uma, o rum e o açúcar. Mexa até obter um creme denso e homogéneo.
Faça o café e banhe os palitos, um a um. Deixe-os arrefecer. Disponha os palitos numa forma de vidro quadrada e cubra-os com o creme. Repita a operação até terminarem os palitos, tendo em atenção que a última camada deverá ser de creme. Polvilhe com o chocolate em pó. Deixe repousar no frigorífico pelo menos duas horas antes de servir.
Nhamm !


janeiro 10, 2005

Comme des garçons



Paris, 2012, Paris 2005, Place de la Concorde

Photo by Aloc equipado de Nokia, Piper Heidseck, flutes, jet lag, sobretudo, luvas compradas em vendedor ambulante na Rue de St Dennis. E amigos



Reforma Estrutural : canto de sereias

Reforma estrutural é a expressão com que os políticos e os empresários passaram a mimosear-se sempre que o seu discurso não esteja na convergência despreocupada habitual. Uns acusam outros de não as realizarem, enquanto outros acusam uns de não as aceitarem e mesmo boicotarem.

Como muitas outras expressões derivadas hierarquicamente dessa, como a reforma fiscal ou a reforma administrativa, ou a da justiça ou ainda a reforma do sistema político, vale pouco mais ou menos nada. Como mais ou menos nada querem dizer os que falam nas ditas.

Leia-se a preocupada imprensa "económica", onde a expressão é usada e abusada. Muitos gestores, economistas, patrões, ou meros interlocutores habituais da dita imprensa sabem bem como dizer: não há crescimento económico porque não há reformas estruturais. E quando houve crescimento quais foram as reformas estruturais?

As reformas estruturais são como os sismos. Quando aparecem, são irreversíveis e não se fazem avisar. Nem devem.


Louvre : a última maldição



A última maldição do Louvre é o Código da Vinci.

No Louvre, onde a multidão se acotovela para entrar, se bate na Ala Denon, se aperta e grita para entrar na Sala da Mona Lisa, esbracejando e combatendo com os seguranças que gritam: Circuler ! e se atiram ás máquinas digitais e câmaras como se fossem armas.

O espectáculo é patético e espero que agora apareça um livro que desvie a turba para as montanhas, para poder voltar.

Como saber ?

Numa noite de festa, quando já quase todos sairam, e a mesa tem pingos de licores entornados, migalhas de pão espalhadas, copos abandonados nas estantes, cinza no chão do tapete e parece não haver dia de amanhã, como saber numa destas noites se alguem a quem encostamos a cabeça, cansados, é alguém de quem gostamos muito?

Pensei nisso, quando me lembrei da minha mãe e de quanto eu gostava de encostar a cabeça nela e sentir a ressonância dos sons e das vozes dos adultos no ombro dela, sentir-lhe o calor, e as mãos que me envolviam e faziam festas nos cabelos. Depois eu ia adormecer.

Blogarama - The Blog Directory Estou no Blog.com.pt