Alameda dos Oceanos

O Universo não é ideia minha. A minha ideia de Universo é que é ideia minha (Pessoa)

junho 08, 2005

Passeio inquieto pelo Rijksmuseum


A desagradável surpresa que é voltar a Amsterdão, suja e em obras, completa-se com a outra surpresa do museu também estar em obras.
Para enterter, está uma exposição temporária de obras seleccionadas.

Aos esperados Vermeer e Rembrandt, 3 do primeiro e vários do segundo que não contei, dei os meus cumprimentos. Nos outros detive-me em três:



SAENREDAM, Pieter Jansz (1597, Assendelft, 1665, Haarlem)Interior of the Church Saint Odulpohus of Assendelft seen from the Choir to the West- 1649

Luminoso e com um traço de arquitecto moderno. Repare-se que na época, e muito depois, as igrejas eram religiosamente retratadas em tom escuro e respeitoso.


A segunda paragem demorada deve-se a Jacob Isaackszon van RUISDAEL, (1628, Haarlem,1682, Amsterdam),
porque uma reprodução deste quadro se encontrava em casa da minha avó, e eu pintei-o fielmente, revelando uma (eventual) vocação nunca mais explorada.

"The Windmill at Wijk bij Duurstede"




O terceiro quadro que me sobressaltou foi de Frans HALS, (1580, Antwerpen, 1666, Haarlem), a perfeita pintura do movimento, repare-se na expressão e na mão direita:



The merry drinker




Blogarama - The Blog Directory Estou no Blog.com.pt