Alameda dos Oceanos

O Universo não é ideia minha. A minha ideia de Universo é que é ideia minha (Pessoa)

setembro 03, 2004

L' Orchestre du Roi Soleil


Jean-Baptiste Lully (1632-1687), ouvido na agenda desta noite com o Concert des Nations de Jordi Savall





Giovanni-Battista Lully era o seu nome de nascença, e nasceu em Florença. Da sua infância muito pouco se sabe, mas sabemos que foi na sua cidade natal que aprendeu a tocar violino sozinho, e que aos catorze anos o Duque do Guise o levou para França onde entrou ao serviço da Grande Demoiselle como cozinheiro. Devido aos seus talentos de mimo, bailarino e de violinista, entrou para a sua orquestra e desde logo se destacou como violinista. Caiu no favor da Demoiselle, mas desgraçou-se ao compor uma canção satírica destinada à sua filha.

Em 1653, Lully entrou ao serviço de Luís XIV como musico nos "Petit Violons du Roi", tendo mais uma vez devido ás suas qualidades musicais sido elevado ao lugar de 1º Violino. A sua ascensão nesta fase, bem como no resto da sua vida, foi no entanto também baseada na sua amizade com o rei.

Lully, no favor real, aproveitou para ascender na carreira. Sem dúvida o compositor deveria possuir uma personalidade fortíssima, regendo a sua carreira e os seus empreendimentos com mão de ferro, e uma das características da sua personalidade era o seu sentido de oportunidade que lhe garantiu um sucesso e uma glória duradoura até depois da sua morte. O que é facto é que logo nesse ano e até 1661, Lully ocupou sucessivamente os postos de "compositor instrumental do rei", "superintendente da música", e em 1662 tornou-se "mestre de música da família real".

(in Musicantiga.com.sapo.pt )

Blogarama - The Blog Directory Estou no Blog.com.pt