Domingo de Páscoa em St. Paul's
Aproximamo-nos despreocupadamente da catedral, saindo do metro em st. paul's, na comunhão turística das mochilas às costas, vemos muita gente aglomerando-se à entrada da catedral. Londres acordou cinzenta, uma côr rotineira, e fria neste domingo dia 27 de Março.
Tiramos algumas fotografias, vemos mais gente ainda a entrar; os sinos tocam a rebate e subimos as escadas. A grande porta começa a fechar-se lentamente e esgueiramo-nos pela pequena frincha ainda aberta. Lá dentro vivem-se os últimos minutos antes do início do serviço religioso. È distribuido a todos um libretto com a "Order of Service".
Começamos, The Gathering:
(all sing) Jesus Christ is risen today, Alleluya!
A disciplina do desenrolar do serviço alia-se ao recolhimento de (talvez) milhares de pessoas, todas cantando quando o libretto comanda. Todos unidos e sós, crentes, curiosos, turistas e ateus, sabem que o confronto de todos é consigo próprio, sabem que o templo é o local e o tempo é de redenção
(the choir sings) Gloria in Excelsis Deo
São quase 2 horas de recolhimento ao som puro do coro ajudado discretamente pelos instrumentos. Com uma ária do Maccabaeus de Handel, terminamos:
(the choir sings and all repeat)
No more we doubt thee, glorious Prince of Life;
Life is nought without thee: aid us in our strife,
Make us more than conquerors through tht deathless love;
Bring us safe through Jordan to thy home above